150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Exposição em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont é inaugurada no STM

Público poderá conhecer até 31/08, por meio de painéis fotográficos, a brilhante trajetória do Pai da Aviação
Publicada em: 04/08/2023 13:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Myrea Calazans
Edição: Agência Força Aérea

Como parte dos eventos que marcam os 150 anos de nascimento do Pai da Aviação, foi inaugurada, dia 02/08, no Superior Tribunal Militar (STM), a Exposição sobre vida, obras e valores de Alberto Santos Dumont. Participaram da cerimônia de abertura o Ministro-Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo; Ministros do STM; Chefe de Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, que na solenidade representou o Comandante da Aeronáutica, além de Oficiais-Generais e autoridades civis e militares.

O Ministro do STM, Tenente-Brigadeiro do Ar Joseli, destacou a relevância da mostra no Superior Tribunal Militar. “É importante mostrar aos nossos servidores da Justiça Militar a personalidade desse grande homem, um exemplo de coragem e de muita persistência para o Brasil e para a humanidade", pontuou.

A exposição conta, por meio de documentos e painéis fotográficos, a brilhante trajetória de Alberto Santos Dumont, desde o início de sua vida, na cidade de Cabangu, Minas Gerais (MG), até seus feitos extraordinários, na cidade da luz, Paris.

Em seu discurso, o Chefe de Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, ressaltou sobre o calendário de comemorações em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont e sua importância não apenas para a história da Aeronáutica Brasileira. "Para homenagear esse obstinado gênio brasileiro, intitulado Marechal do Ar, por seus grandes feitos para a Aeronáutica Brasileira, a Força Aérea Brasileira (FAB) planejou 348 eventos para o ano de 2023. Rememorando sua vida, obras e valores, uma forma justa de reconhecer e contemplar a sua pioneira e visionária atuação na aviação", finalizou.

Durante a solenidade, os presentes ainda puderam conferir o vídeo especial preparado pela FAB em homenagem aos 150 anos do Pai da Aviação, que destaca a vida e o legado desse brasileiro não só para a história da Aeronáutica Brasileira, mas também inspirando gerações até os dias atuais. A mostra é aberta ao público e ficará disponível para visitação até o dia 31/08.

Fotos: Suboficial Manfrim / CECOMSAER